Jornada Bonde CO

Grupo DF: Adrien Rodrigues de Souza, David Alves, Felipe Teixeira, Mara Marchetti, Mauro de Faria Sampaio, Phillip James Fiuza Lima,  Therbio Felipe, Wallace Paschoal Gonçalves, Wesley Moura.

Dia 1 – Partida de Brasília dia 3 de junho, domingo.

Bon Voyage de Brasília

Saída de Brasília

Chegada em Luziânia

mais fotos…

O grupo DF participou do Passeio Ciclístico Rodas da Paz, onde no mesmo dia foi realizada a Corrida Verde rumo à Rio+20. A saída foi às 16h da tarde. O trajeto foi tranquilo com exceção de um buraco no acostamento que resultou em 1 roda empenada e um joelho inchado. Chegamos às 19h30 e fomos recebidos pelo Pastor Lázaro da Igreja Presbiteriana Independente do bairro Parque Alvorada 2. Realizamos um sorteio de camisetas e distribuição de adesivos da Rodas da Paz para as crianças da Igreja.

Dia 2 – Partida de Luziânia, dia 4 de junho, segunda-feira

Partindo de Luziânia

Caminho para Cristalina

Chegada na prefeitura de Cristalina

mais fotos…

O grupo DF partiu às 9h, após uma ótima noite de sono (com muitos roncos, rsrs)  no salão da Igreja e café da manhã. O carro atolou na saída, um banco quebrado. Chegamos às 15h, e fomos muito bem recebidos pela Sandra Aparecida da Silva (Chefe de Gabinete) e Simara (secretária), que providenciaram um excelente almoço e pudemos conversar com Simony Côrtes da Silva (Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos). A Prefeitura estava realizando uma Exposição no do Edifício Etienne LePesqueur na IV Semana de Meio Ambiente e, no dia seguinte, a Caminhada Ecológica na Reserva Linda Serra dos Topázios. Saímos de ônibus às 19h e chegamos aproximadamente às 20h30  em Paracatu onde fomos recebidos pelo Marcelo Alves, amigo pedalante que viajou muito pelo Brasil e entorno, e seus pais Diogo e Elenice, que nos alimentaram e abrigaram em sua própria casa.

 

Dia 3 – Partida de Paracatu para João Pinheiro, dia 5 de junho, terça-feira

 

Fotos

 

Saímos 7h da casa dos pais do Marcelo e já quando estávamos na BR, Phillip notou que o pneu da tandem havia rasgado. Fomos à Esportes Bike, e como não havia pneu aro 29 da espessura necessária, trocou-se de uma das bikes do grupo e comprou-se um novo para a bici normal.  Durante o percurso, mais duas bicicletas precisaram de reparos e isso atrasou um pouco a jornada. Logo na saída também passamos por blitz que estava sendo realizada em um posto da PRF que, por ser a Semana do Meio Ambiente, estava distribuindo mudas e panfletos aos condutores. A poucos km da saída encontramos a Casa de Concessa e fomos recebidos pela própria personagem Concessa. No local, vários educadores ambientais  estavam realizando um tour ecológico com uma turma de estudantes por uma exposição ambiental. Chegamos em João Pinheiro às 19h. Encontramos um ciclista que nos acompanhou até a churrascaria e lá encontramos o Lucas que nos reconheceu em reportagem sobre o Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ficamos no hotel Yara, onde fomos bem atendidos.

 

Dia 4 – Partida de João Pinheiro para Três Marias, dia 6 de junho, quarta-feira

 

Fotos

 

Às 8h ligamos para a Prefeitura e pedimos para ser recebidos. O Chefe de gabinete, senhor Nilton gentilmente nos recebeu, falamos sobre o projeto, entregamos algumas cartas e adesivos e fomos apresentados ao Secretário de Esportes, Édson, e à Secretária de Meio Ambiente, Martinha Silveira. Pedimos como apoio o almoço e providenciaram a nossa mini-conferência em duas escolas: EE. Capitão Speridião, pela manhã e  E.E. Tancredo A. Neves, à tarde. Agradecemos às diretoras Estér e Lina Mara que nos receberam e convocaram as crianças no ginásio e no pátio para a mini-conferência. Além disso, disponibilizaram um ônibus para nos levar até o trevo??? Lá fomos encontrar com Suely, do CREAS, que nos auxiliou com os contatos em Três Marias. Partimos às 17h e chegamos em Três Marias às 20h. Fomos recebidos pelo Secretário de Meio Ambiente, Roberto, que nos encontrou em frente à CoopMaria e nos levou até a escola. Lá, jantamos e nos alojamos até o dia seguinte.

 

Dia 5 – Partida de Três Marias para Sete Lagoas, dia 7 de junho, quinta-feira

 

Dia de feriado, sem aula nas escolas e sem possibilidade de realizar um bate-papo com as crianças. De manhã cedo, 9h, fomos plantar árvores na beira da represa do Rio São Francisco…… e voltamos para almoçar um peixe, na cidade, no lindo restaurante Diadorim. Partimos às 16h, depois de arrumar nossas coisas no carro de apoio e de conseguir o apoio de um ônibus. Decidiu-se não parar em Felixlândia pela falta de contato com a Prefeitura. Chegamos em Paraopeba às 18h. Decidimos seguir pedalando para Sete Lagoas, pois ali também a prefeitura não nos apoiou. Começou a chover e pegamos um trecho bem complicado com muita lama que fez com que 2 ciclistas se desequilibrassem, mas tivemos a grata surpresa de um caminhoneiro, com o adesivo da Rodas da Paz (Respeite o ciclista – 1,5m), nos escoltar por um pequeno trecho. O trecho estava muito escuro e o acostamento pouco seguro. Chegamos em Sete Lagoas após às 20h. Como era feriado, ficamos em hotel.

 

Dia 6 – Partida de Sete Lagoas para BH, 8 de junho, sexta-feira – Mais um se junta ao grupo!

 

As Prefeituras emendaram o feriado, e nesse dia, também não houve a possibilidade de realizar a mini-conferência com as crianças. Encontramos com Lídia Lane Ferreira Alves, Secretária de Esportes e Lêda Silva Rezende, da Secretaria de Meio Ambiente, logo pela manhã e fomos até a Praça …. onde plantamos algumas sementes que havíamos trazido conosco. Demos uma volta pela lagoa, entregamos as cartas para que fossem entregues a cada Secretário, alguns adesivos de ‘Respeite o ciclista’, fizemos um lanche e logo partimos para Belo Horizonte, às 14h. Na rodovia, muitas vossorocas, mas especialmente uma, no Km 494, nos impressionou (está chegando muito próximo!), além disso, nota-se desmoronamento de encostas e falta de manutenção, com todas as placas do trecho encobertas pelo capim. Chegamos às 18h, mas para chegar no bairro de Santa Cruz, onde mora o Frederico Pereira de Castro Andrade, que se juntou ao grupo e nos abrigou em sua casa, ainda demoramos algumas horas devido a termos que parar por causa de uma chuva torrencial. Uns quilometros antes, linda vista do alto, mas péssima impressão da cidade encoberta por uma nuvem densa de poluição!!! Chegamos na casa dos pais de Fred, Nilton e Carminha, e já fomos recebidos com um super lanche e um ótimo jantar com muito suco de frutas do quintal, produtos orgânicos e temperos da horta! Nos dividimos nos vários cômodos da casa e dormimos muito bem. A Prefeitura de BH, apesar dos contatos feitos pelo Fred e pela Frente Parlamentar de Prefeitos não conseguiu apoiar o projeto.

 

Dia 7 – Permanência em BH, 8 de junho, sábado

 

De manhã alguns descansaram, outros aproveitaram para organizar suas tarefas, atualizar facebook, enviar mensagens, comprar os alimentos e preparar o churrasco para o almoço. D. Carminha não parou de nos paparicar um minuto, preparando sucos e pratos para nós. Participamos da Bicicleta extra organizada para às 16h. Conhecemos pessoalmente vários participantes da Bicicletada de BH e organizadores do projeto, o Thiago Rodrigues o Fernando Vasconcelos, o Sérgio Guerra, que nos presenteou com bottons feitos de cerâmica, além da Milena, de 11 anos!) e seu pai. Pedalamos num grupo de cerca trinta pessoas! Conhecemos algumas praças da cidade, a rua onde se dança soul com personagens vestidos a caráter. Ao final, fomos tomar um açaí e voltamos para casa, para podermos organizar tudo para a partida no dia seguinte.

 

Dia 8 – Partida de BH para Congonhas, 9 de junho, domingo

 

Acordamos às 5h e partimos às 6h30 da casa dos pais do Fred, mas só saímos da cidade mesmo, após mais de 1 hora de pedal! Na estrada, placas sinalizam a presença de ciclistas no trecho. Muitos desmoronamentos evidenciam falta de estruturas de contenção de encostas, que além do asfalto completamente craquelado, as placas encobertas por lama e o

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s